Comando de Válvulas Ferzza 320 Graus Competition X CG 150 - Bros 150 - 04/08 - CRF 150 F. Comando de Válvulas Ferzza 320 Graus Competition X  CG 150 - Bros 150 - 04/08 - CRF 150 F. Comando bravo (em escala menor) desenvolvido especialmente para motores utilizados em motovelocidade Este comando confere melhor desempenho em altas rotações otimizando a potência do motor. Recomendável ser instalado em motores com cilindrada aumentada, o que permite melhora considerável da potência do motor por dispor de tempo de permanência da válvula aberta maior e levante maior que o original. Logicamente, por se tratar de um comando bravo, a otimização do desempenho está associada a ajustes de carburação, otimização de dutos do cabeçote, acerto de relação de transmissão e otimização de CDI  entre outros acertos que o preparador pode fazer. OBS: Comando de média alta. Comando de Válvulas Detalhes técnicos É o comando de válvulas que determina quando, quanto e como vai respirar o motor, pois comanda as válvulas de admissão (VA) e as válvulas de escapamento (VE) do cabeçote do motor, através dos seus cames, lóbulos ou ressaltos como são conhecidos. Os cames são as partes mais importantes do eixo de comando, pois são os responsáveis pelo acionamento das válvulas do cabeçote. O perfil dos cames é que determina as cotas de abertura e fechamento das válvulas Quando se abre o ângulo em relação a um padrão original, o motor terá mais força em baixas rotações e quando se realiza a operação inversa, ou seja, fecha-se o ângulo em relação ao padrão original, o motor terá mais força em altas rotações. Nos cabeçotes com dois comandos (DOHC) este ângulo se dá entre os comandos; pois um comando é de admissão e o outro é de escape. Lift – Levante da válvula O levante de um comando de válvulas é o quanto teoricamente o came desloca a válvula do seu assento. O seu cálculo é obtido através da diferença da altura máxima de deslocamento em relação ao Círculo Base, menos o diâmetro do próprio Círculo Base. Quanto maior é o levante, melhor o rendimento do motor em médias e altas rotações e sem afetar muito o torque em baixas rotações. Quanto maior for o levante na admissão, maior será o rendimento volumétrico do motor. Duração – Tempo de abertura das válvulas A duração de um comando refere-se ao tempo que as válvulas permanecem abertas, sejam elas de admissão ou escapamento, e sua medida e dada em graus medidos direto no virabrequim. Levando em consideração um giro de 360° do virabrequim do motor, fixamos o 0° como sendo o ponto morto superior (PMS), consequentemente o ponto morto inferior (PMI) ficará em 180°. Para calcularmos a duração de um comando giramos o virabrequim do motor e anotamos os pontos em graus onde ocorrem o inicio e final da admissão e inicio e final do escape. Considerando um exemplo poderíamos encontrar tipicamente os seguintes pontos: Observamos que a válvula de admissão inicia sua abertura a 12° antes do ponto morto superior e volta a fechar depois que o virabrequim girou 38° depois do ponto morto inferior. Considerando que o virabrequim irá girar 180° para sair do ponto morto superior e atingir o ponto morto inferior, podemos calcular a duração deste comando hipotético como sendo: Duração = Início Admissão + 180° + Fim Admissão = 12° + 180 + 38° = 230° As considerações feitas para a admissão são válidas para o escape, pois os cames de admissão e escape trabalham em conjunto. Os comandos de competição possuem uma duração maior proporcionando um melhor enchimento do motor. Este tipo de modificação gera um melhor desempenho em altas rotações, no entanto em baixas rotações o funcionamento fica prejudicado. Overlap – Cruzamento de Válvulas É o momento em que ambas as válvulas, de admissão e escape, estão abertas. Enquanto a válvula de escape esta terminando seu ciclo a válvula de admissão inicia sua abertura. Este efeito é responsável pela varredura dos gases da combustão. No exemplo anterior teríamos um Overlap de 20° (12° + 8°). Quanto maior o Overlap, melhor será o rendimento do motor em altas rotações, mas por outro lado, em baixas rotações o desempenho fica prejudicado. 2053719995028 4.875 8 435

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Comando bravo (em escala menor) desenvolvido especialmente para motores utilizados em motovelocidade

Este comando confere melhor desempenho em altas rotações otimizando a potência do motor.

Recomendável ser instalado em motores com cilindrada aumentada, o que permite melhora considerável da potência do motor por dispor de tempo de permanência da válvula aberta maior e levante maior que o original.

Logicamente, por se tratar de um comando bravo, a otimização do desempenho está associada a ajustes de carburação, otimização de dutos do cabeçote, acerto de relação de transmissão e otimização de CDI  entre outros acertos que o preparador pode fazer.

OBS: Comando de média alta.

Comando de Válvulas

Detalhes técnicos

É o comando de válvulas que determina quando, quanto e como vai respirar o motor, pois comanda as válvulas de admissão (VA) e as válvulas de escapamento (VE) do cabeçote do motor, através dos seus cames, lóbulos ou ressaltos como são conhecidos.

Os cames são as partes mais importantes do eixo de comando, pois são os responsáveis pelo acionamento das válvulas do cabeçote. O perfil dos cames é que determina as cotas de abertura e fechamento das válvulas

Quando se abre o ângulo em relação a um padrão original, o motor terá mais força em baixas rotações e quando se realiza a operação inversa, ou seja, fecha-se o ângulo em relação ao padrão original, o motor terá mais força em altas rotações. Nos cabeçotes com dois comandos (DOHC) este ângulo se dá entre os comandos; pois um comando é de admissão e o outro é de escape.

Lift – Levante da válvula

O levante de um comando de válvulas é o quanto teoricamente o came desloca a válvula do seu assento. O seu cálculo é obtido através da diferença da altura máxima de deslocamento em relação ao Círculo Base, menos o diâmetro do próprio Círculo Base.

Quanto maior é o levante, melhor o rendimento do motor em médias e altas rotações e sem afetar muito o torque em baixas rotações. Quanto maior for o levante na admissão, maior será o rendimento volumétrico do motor.

Duração – Tempo de abertura das válvulas

A duração de um comando refere-se ao tempo que as válvulas permanecem abertas, sejam elas de admissão ou escapamento, e sua medida e dada em graus medidos direto no virabrequim.

Levando em consideração um giro de 360° do virabrequim do motor, fixamos o 0° como sendo o ponto morto superior (PMS), consequentemente o ponto morto inferior (PMI) ficará em 180°.

Para calcularmos a duração de um comando giramos o virabrequim do motor e anotamos os pontos em graus onde ocorrem o inicio e final da admissão e inicio e final do escape. Considerando um exemplo poderíamos encontrar tipicamente os seguintes pontos:

Observamos que a válvula de admissão inicia sua abertura a 12° antes do ponto morto superior e volta a fechar depois que o virabrequim girou 38° depois do ponto morto inferior. Considerando que o virabrequim irá girar 180° para sair do ponto morto superior e atingir o ponto morto inferior, podemos calcular a duração deste comando hipotético como sendo:

Duração = Início Admissão + 180° + Fim Admissão = 12° + 180 + 38° = 230°

As considerações feitas para a admissão são válidas para o escape, pois os cames de admissão e escape trabalham em conjunto. Os comandos de competição possuem uma duração maior proporcionando um melhor enchimento do motor. Este tipo de modificação gera um melhor desempenho em altas rotações, no entanto em baixas rotações o funcionamento fica prejudicado.

Overlap – Cruzamento de Válvulas

É o momento em que ambas as válvulas, de admissão e escape, estão abertas. Enquanto a válvula de escape esta terminando seu ciclo a válvula de admissão inicia sua abertura. Este efeito é responsável pela varredura dos gases da combustão. No exemplo anterior teríamos um Overlap de 20° (12° + 8°). Quanto maior o Overlap, melhor será o rendimento do motor em altas rotações, mas por outro lado, em baixas rotações o desempenho fica prejudicado.

Avaliações do Cliente

Dúvidas Comentado por Willian Perrutt
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Olá boa noite em eu gostaria de saber qual vai ser a diferença desse comando se eu colocar ele na minha moto uma Bros 150 2007 Original eu só quero altera so isso nela.

Resposta: A moto vai ganhar mais acelerador, um pouco mais de força nesse caso. (Enviado em 25/03/2017)
Titan 150 2008 Comentado por Filipe
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Esse comando serve na minha titan 150 2008 original? E Oq preciso fazer pra melhor rodar?
Resposta: Esse comando não serve para ela, porém para ter um aproveitamento melhor do seu motor, é preciso fazer todo um conjunto de preparações, como comando, pistão, vela, enquadramento. Sendo bem feito sua moto vai ficar com um motor forte e bem regulado. (Enviado em 14/02/2017)
Pega na bross 2014 injeção ? Comentado por Clebson
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Pega na bross 2014 injeção ?

Resposta: Serve sim. (Enviado em 25/12/2016)
qual omelhor Comentado por mauricio kayner77
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qual seria o melhor comando para motocross e velocross o competition ou o competition x? media alta ou baixa media alta
RESPOSTA: Tem que ver o que mais tem no motor da sua moto , para ter certeza do comando que melhor vai se encaixar, normalmente vendemos mais o comando que tem uma alta maior. (Enviado em 20/10/2016)
Duvida Comentado por Wellington
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Este comando da na Titan 150 2008?

Resposta: Este comando serve sim.
(Enviado em 20/05/2016)
Duvida Comentado por Wellington
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Este comando da na Titan 150 2008?

Resposta: Serve sim. (Enviado em 20/05/2016)
Qual levante? Comentado por Dionatan Dresch
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Qual é o levante desse comando?
Queria saber qual o comando mais forte da ferzza pra cg 150
Resposta: Esse seria o comando mais ideal para a sua moto, mais tudo depende de como o seu mecânicos está preparando ela. (Enviado em 10/03/2016)
moto original Comentado por joel
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da para por este comando em uma moto original

RESPOSTA: Sim amigo, porem requer modificações para o perfeito funcionamento (Enviado em 05/07/2015)

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