Comando de Válvulas Competition XX XR250 Tornado 320º Ferzza Comando de válvulas 320 Graus - Ferzza - Competition XX - Tornado / Twister. Comando de Válvulas Competition XX XR250 Tornado 320º Ferzza Aplicação: XR250 Tornado / CBX250 Twister Levante: 1,8mm maior que o original Tempo de Permanencia: Maior que o Original Graduação: 320º   Conjunto comando bravo desenvolvido especialmente para motores preparados para motocross, velocross ou veloterra e enduro (off-road), arrancada e motovelocidade. Conferem melhor desempenho em médias e altas rotações otimizando a potência do motor. Pode ser instalado tanto em motores com cilindrada original 250 cc, como em motores com cilindrada aumentada (285cc, 293 cc, 330 cc, 340 cc ou mais) o que permite aumento considerável da potência do motor por disporem de tempo de permanência da válvula aberta maior que o original, levante (lift) 1,8mm maior e raio de cabeça que o original. Logicamente, por se tratar de um comando bravo, a otimização do desempenho está associada a ajustes de carburação, otimização de dutos do cabeçote, acerto de relação de transmissão e otimização de CDI, entre outros acertos que o preparador pode fazer.   Características Técnicas Os comandos são produzidos em aço especial usinado e retificado, com tratamento térmico cementação, com dureza superficial e rugosidade específicas para esta finalidade. Os perfis do ressalto são desenvolvidos e projetados para proporcionar maior desempenho ao motor. Embalagem Os comandos são embalados em caixa com rótulo alusivo ao produto, sendo oleados com óleo protetivo e envoltos em papel especial. Acompanham os comandos instruções de montagem para orientações ao mecânico quanto aos passos para instalação e adesivos da FERZZA para serem fixados na motocicleta. Comando de Válvulas Detalhes técnicos É o comando de válvulas que determina quando, quanto e como vai respirar o motor, pois comanda as válvulas de admissão (VA) e as válvulas de escapamento (VE) do cabeçote do motor, através dos seus cames, lóbulos ou ressaltos como são conhecidos. Os cames são as partes mais importantes do eixo de comando, pois são os responsáveis pelo acionamento das válvulas do cabeçote. O perfil dos cames é que determina as cotas de abertura e fechamento das válvulas Quando se abre o ângulo em relação a um padrão original, o motor terá mais força em baixas rotações e quando se realiza a operação inversa, ou seja, fecha-se o ângulo em relação ao padrão original, o motor terá mais força em altas rotações. Nos cabeçotes com dois comandos (DOHC) este ângulo se dá entre os comandos; pois um comando é de admissão e o outro é de escape. Lift – Levante da válvula O levante de um comando de válvulas é o quanto teoricamente o came desloca a válvula do seu assento. O seu cálculo é obtido através da diferença da altura máxima de deslocamento em relação ao Círculo Base, menos o diâmetro do próprio Círculo Base. Quanto maior é o levante, melhor o rendimento do motor em médias e altas rotações e sem afetar muito o torque em baixas rotações. Quanto maior for o levante na admissão, maior será o rendimento volumétrico do motor. Duração – Tempo de abertura das válvulas A duração de um comando refere-se ao tempo que as válvulas permanecem abertas, sejam elas de admissão ou escapamento, e sua medida e dada em graus medidos direto no virabrequim. Levando em consideração um giro de 360° do virabrequim do motor, fixamos o 0° como sendo o ponto morto superior (PMS), consequentemente o ponto morto inferior (PMI) ficará em 180°. Para calcularmos a duração de um comando giramos o virabrequim do motor e anotamos os pontos em graus onde ocorrem o inicio e final da admissão e inicio e final do escape. Considerando um exemplo poderíamos encontrar tipicamente os seguintes pontos: Observamos que a válvula de admissão inicia sua abertura a 12° antes do ponto morto superior e volta a fechar depois que o virabrequim girou 38° depois do ponto morto inferior. Considerando que o virabrequim irá girar 180° para sair do ponto morto superior e atingir o ponto morto inferior, podemos calcular a duração deste comando hipotético como sendo: Duração = Início Admissão + 180° + Fim Admissão = 12° + 180 + 38° = 230° As considerações feitas para a admissão são válidas para o escape, pois os cames de admissão e escape trabalham em conjunto. Os comandos de competição possuem uma duração maior proporcionando um melhor enchimento do motor. Este tipo de modificação gera um melhor desempenho em altas rotações, no entanto em baixas rotações o funcionamento fica prejudicado. Overlap – Cruzamento de Válvulas É o momento em que ambas as válvulas, de admissão e escape, estão abertas. Enquanto a válvula de escape esta terminando seu ciclo a válvula de admissão inicia sua abertura. Este efeito é responsável pela varredura dos gases da combustão. No exemplo anterior teríamos um Overlap de 20° (12° + 8°). Quanto maior o Overlap, melhor será o rendimento do motor em altas rotações, mas por outro lado, em baixas rotações o desempenho fica prejudicado. 2053069995020 578.9500

Comando de válvulas 320 Graus - Ferzza - Competition XX - Tornado / Twister.

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Comando de Válvulas Competition XX XR250 Tornado 320º Ferzza

Comando de Válvulas Competition XX XR250 Tornado 320º Ferzza

Aplicação: XR250 Tornado / CBX250 Twister


Levante: 1,8mm maior que o original

Tempo de Permanencia: Maior que o Original

Graduação: 320º

 

Conjunto comando bravo desenvolvido especialmente para motores preparados para motocross, velocross ou veloterra e enduro (off-road), arrancada e motovelocidade. Conferem melhor desempenho em médias e altas rotações otimizando a potência do motor.

Pode ser instalado tanto em motores com cilindrada original 250 cc, como em motores com cilindrada aumentada (285cc, 293 cc, 330 cc, 340 cc ou mais) o que permite aumento considerável da potência do motor por disporem de tempo de permanência da válvula aberta maior que o original, levante (lift) 1,8mm maior e raio de cabeça que o original.

Logicamente, por se tratar de um comando bravo, a otimização do desempenho está associada a ajustes de carburação, otimização de dutos do cabeçote, acerto de relação de transmissão e otimização de CDI, entre outros acertos que o preparador pode fazer.

 

Características Técnicas

Os comandos são produzidos em aço especial usinado e retificado, com tratamento térmico cementação, com dureza superficial e rugosidade específicas para esta finalidade. Os perfis do ressalto são desenvolvidos e projetados para proporcionar maior desempenho ao motor.


Embalagem

Os comandos são embalados em caixa com rótulo alusivo ao produto, sendo oleados com óleo protetivo e envoltos em papel especial. Acompanham os comandos instruções de montagem para orientações ao mecânico quanto aos passos para instalação e adesivos da FERZZA para serem fixados na motocicleta.

Comando de Válvulas

Detalhes técnicos

É o comando de válvulas que determina quando, quanto e como vai respirar o motor, pois comanda as válvulas de admissão (VA) e as válvulas de escapamento (VE) do cabeçote do motor, através dos seus cames, lóbulos ou ressaltos como são conhecidos.

Os cames são as partes mais importantes do eixo de comando, pois são os responsáveis pelo acionamento das válvulas do cabeçote. O perfil dos cames é que determina as cotas de abertura e fechamento das válvulas

Quando se abre o ângulo em relação a um padrão original, o motor terá mais força em baixas rotações e quando se realiza a operação inversa, ou seja, fecha-se o ângulo em relação ao padrão original, o motor terá mais força em altas rotações. Nos cabeçotes com dois comandos (DOHC) este ângulo se dá entre os comandos; pois um comando é de admissão e o outro é de escape.

Lift – Levante da válvula

O levante de um comando de válvulas é o quanto teoricamente o came desloca a válvula do seu assento. O seu cálculo é obtido através da diferença da altura máxima de deslocamento em relação ao Círculo Base, menos o diâmetro do próprio Círculo Base.

Quanto maior é o levante, melhor o rendimento do motor em médias e altas rotações e sem afetar muito o torque em baixas rotações. Quanto maior for o levante na admissão, maior será o rendimento volumétrico do motor.

Duração – Tempo de abertura das válvulas

A duração de um comando refere-se ao tempo que as válvulas permanecem abertas, sejam elas de admissão ou escapamento, e sua medida e dada em graus medidos direto no virabrequim.

Levando em consideração um giro de 360° do virabrequim do motor, fixamos o 0° como sendo o ponto morto superior (PMS), consequentemente o ponto morto inferior (PMI) ficará em 180°.

Para calcularmos a duração de um comando giramos o virabrequim do motor e anotamos os pontos em graus onde ocorrem o inicio e final da admissão e inicio e final do escape. Considerando um exemplo poderíamos encontrar tipicamente os seguintes pontos:

Observamos que a válvula de admissão inicia sua abertura a 12° antes do ponto morto superior e volta a fechar depois que o virabrequim girou 38° depois do ponto morto inferior. Considerando que o virabrequim irá girar 180° para sair do ponto morto superior e atingir o ponto morto inferior, podemos calcular a duração deste comando hipotético como sendo:

Duração = Início Admissão + 180° + Fim Admissão = 12° + 180 + 38° = 230°

As considerações feitas para a admissão são válidas para o escape, pois os cames de admissão e escape trabalham em conjunto. Os comandos de competição possuem uma duração maior proporcionando um melhor enchimento do motor. Este tipo de modificação gera um melhor desempenho em altas rotações, no entanto em baixas rotações o funcionamento fica prejudicado.

Overlap – Cruzamento de Válvulas

É o momento em que ambas as válvulas, de admissão e escape, estão abertas. Enquanto a válvula de escape esta terminando seu ciclo a válvula de admissão inicia sua abertura. Este efeito é responsável pela varredura dos gases da combustão. No exemplo anterior teríamos um Overlap de 20° (12° + 8°). Quanto maior o Overlap, melhor será o rendimento do motor em altas rotações, mas por outro lado, em baixas rotações o desempenho fica prejudicado.

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